Como parte do Dia Mundial de Combate a Aids, a Secretaria Municipal de Saúde de Xinguara, vai promover o uma vasta programação de orientação, aconselhamento, prevenção e testes da doença, na próxima semana (de 29 de novembro a 01 de dezembro), das 09 às 17h, num estande que será montado na Praça Vitória Regia, onde os profissionais da área de saúde pública do município farão o atendimento à população. O sangue coletado será levado para uma centrífuga, onde o resultado do exame sairá em 20 minutos. As pessoas com virus HIV, no primeiro momento, terão acompanhamento médico e psicológico, mas o tratamento desses pacientes será feito em Redenção, no Centro de Testagem e Acompanhamento.
| Enfermeira Regina Lopes |
Regina Lopes Barreira Bernandes, enfermeira coordenadora de vigilância em saúde do município de Xinguara, explica que será muito imporante que as pessoas da cidade tomem conhecimento do perigo que a Aids representa para a humanidade.
"As pessoas devem estar atentas para o perigo que a doença representa para cada cidadão e cidadã de nossa cidade, pois a Aids pode se proliferar se não houver uma consciência maior da população e das autoridades para um combate efetivo deste mal que mata pessoas em todo o mundo, independentmente de raça, credo ou posição social. Em Xinguara, por exemplo, já notificamos 22 pacientes (homens e mulheres) infectados com HIV, e que estão em tratamento, mas pode ter mais, então será preciso que as pessoas cada vez mais se submetam aos testes da doença, até para uma descarga de consciência", enfatizou Regina.
"Com camisinha tudo pode rolar", esse será o tema da campanha da Aids em Xingaura este ano. Durante o evento, serão distribuidos preservativos, folders, cartazes e faixas, exposição de laços vermelhos e outros materiais alusivos à camapanha contra. O Centro de Testagem e Aconselhamento, onde serão feitos os testes rápidos do HIV, funcionará no Posto de Saúde do setor Marajoara II.
0 comentários :
Postar um comentário