quarta-feira, 13 de julho de 2011

Índices de violência contra mulher se elevam em Xinguara



Keilismar Machado de Oliveira Sousa
Não é de hoje que se tem noticias de todo tipo de violência cometida contra as mulheres xingurenses, mas nos dois últimos anos a situação piorou muito. As autoridades constataram o aumento da violência depois de verificarem os registros dos últimos três anos, em 2009 foram registrados 13 casos, em 2010 o índice subiu para 146, e até junho de 2011 já se tem registro de 108 casos de violência contra mulher.  

Keilismar Machado de Oliveira Sousa, assessora jurídica do Centro de Referência Maria do Pará, instituição estadual de defesa da mulher, constatou que a separação litigiosa e o uso de bebidas alcoólicas pelos casais são os principais motivos da violência doméstica em Xinguara.
Ainda de acordo com Keilismar, apesar do grande apoio que as mulheres passaram a ter das autoridades e das instituições, muitas ainda não tiveram coragem de denunciar os maridos principalmente com medo de serem assassinadas por eles.
“Você ver mulher com 40 anos de idade, mas com cara de 60, são as marcas da violência física e psicológica que são submetidas por seus maridos violentos, mesmo assim, com medo de perderem a família e o lar ou de morrerem assassinadas, essas mulheres não tem coragem de denunciar os maridos, os  companheiros e os amantes delas, preferem viver marginalizadas e submissas a homens que não as respeitam e nem tem um pingo de amor por elas”, lamentou Keilismar.   

0 comentários :

Postar um comentário