Nesta segunda-feira, pela manhã, na Prefeitura Municipal de Xinguara, aconteceu uma reunião do prefeito da cidade, José Davi Passos com integrantes da maçonaria local, representantes da Polícia Militar, da Associação Comercial e Empresarial (ACIAPA), e do Departamento Municipal de Trânsito de Xinguara (DMT), onde foi acertado um convênio entre essas instituições para combater as questões relativas ao trânsito da cidade.
Ficou acertado que a Maçonaria e a ACIAPA vão disponibilizar cada uma delas motos para atender a fiscalização. Já a prefeitura ficará responsável pelo apoio logístico, enquanto que a Polícia Militar e o DMT tomarão conta de todo processo operacional do trânsito nas ruas de Xinguara, inclusive com poder para mudar o tráfego em ruas e avenidas da cidade.
Para fazer parte da fiscalização de trânsito, o Comando da Polìcia Militar de Xinguara, vai criar um grupamento especial de trânsito, com farda diferente da que é usada pela a instituição.
2 comentários :
A título de esclarecimento: A Loja Maçônica União e Fraternidade Xinguarense nº 45, preocupada com os constantes acidentes, em sua maioria causados por abusos de condutores, principalmente os condutores de motocicletas, haja visto o grande número de menores que circulam pela cidade, sem Habilitação, sem capacete, enfim infringindo todas as leis e normas de trânsito, procurou o Prefeito Municipal José Davi Passos,que prontamente atendeu a comissão e depois de algumas horas de reunião, chegou-se a seguinte conclusão, somente com o apoio da Polícia Militar seria possível coibir os abusos que vemos diariamente em nossas ruas; como o assunto já vinha sido discutido em nossas reuniões, levamos ao Sr. Prefeito uma minuta do convênio entre a PMX e PMPA que imediatamente chamou o Assessor Jurídico da PMX, Dr. Cristiano Procópio e pediu que fosse feito uma avaliação da minuta e que na próxima semana o convênio seria assinado. Somos conhecedores que a Prefeitura não tem como doar as motos para PM em virtude de não ter em seu orçamento 2011 verba destinada para tal fim, motivo que levou o Gestor Municipal a procurar a ACIAPA que prontamente atendeu a solicitação e doou uma das motos, gesto muito elogiado por todos, porém, a Loja Maçônica União e Fraternidade Xinguarense não se comprometeu em momento algum a doar a outra moto, o que foi confirmado em reunião nesta segunda (03/10); sabemos da importância desse convênio e torcemos para que o mesmo seja firmado ainda esse ano.
Esse convênio, caso venha a se confirmar, vai ser uma das maneiras de se melhorar o trânsito em nossa cidade, mas precisamos educar nossos condutores, aliás, devemos começar a educar os responsáveis pelos inúmeros motoristas habilitados que circulam pelas nossas ruas, é normal vermos, pasmem, instrutores de auto escola, funcionários e até mesmo os proprietários, circularem sem os equipamentos básicos exigidos por lei: capacete, cinto, etc........
Postar um comentário