quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lixão municipal de Rio Maria


Lixão de Rio Maria
Na contra mão da história, a cidade de Rio Maria mantém durante 05 (cinco) mandatos consecutivos, incluindo a atual administração, um lixão a céu aberto, quase dentro da área urbana, localizado à margem esquerda do Rio que dar nome a cidade.

Este crime ambiental há anos vem sendo objeto de debates e denúncias por parte da sociedade organizada, como: associações, sindicatos, cooperativas (copatioro), rádios comunitárias, movimentos estudantis e etc.

No entanto diante de tantos debates e preocupação da sociedade, os gestores municipais continuam insensíveis à causa, sem apresentar nenhuma alternativa prática para solucionar o problema.

Nas eleições municipais tem sido inclusive bandeiras eleitorais, mas depois cai na vala do esquecimento e fica até a próxima batalha eleitoral.

Centenas de famílias que moram próximas ao lixão e comunidades que moram nas margens do rio, reclamam de prejuízos e de doenças causados pela poluição, como: Dengue, mortes de peixes, e de animais ribeirinhos e etc.

A reportagem ouviu pessoas que moram próximas ao local, caso de dona Maria das Graças e Claudio Monteiro e outras pessoas que se utilizam do aproveitamento do lixo e que são testemunhas do descaso.

A reportagem procurou a Secretária de Municipal de Meio Ambiente de Rio Maria, que falou da preocupação do prefeito municipal em buscar uma saída para o problema, sem no entanto, apresentar medida prática para tal.

Diante do quadro de incerteza e perplexidade da população que vive próximo ao local e as margens do rio, a pergunta que fica é; até quando esse problema vai perdurar? (Do correspondente: Isnaldo)

0 comentários :

Postar um comentário