segunda-feira, 15 de abril de 2013



Luiz da Saúde pede implantação de centro para atendimento a dependentes químicos

Vereador Luiz da Saúde autor da proposta
Por indicação do vereador da Câmara Municipal de Xinguara, Luiz da Saúde, foi sugerido ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde a implantação  de um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) no município de Xinguara. 


OBJETIVO: 

Realizar ações de atenção assistência aos usuários de álcool e outras drogas e seus familiares, de forma integral e abrangente, com atendimento individual, geral, atividades comunitárias, orientação profissional, suporte medicamentoso, psicoterápico, de orientação, na perspectiva da redução de danos sociais e à saúde. 

JUSTIFICATIVA: 

O problema de dependentes químicos em Xinguara, infelizmente é uma realidade, daí a importância fundamental a instalação de um CAPS AD. 

Existem muitas pessoas e familiares que tem sofrido em função de problemas causados por drogas e quem não possui condições de pagar uma clínica acaba sofrendo muito mais, e um Centro deste poderá ajudar muitas pessoas. 

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde voltado para a comunidade, preparado para acolher e cuidar de pessoas com problemas graves envolvendo álcool e outras drogas, estimulando a convivência familiar e social, apoiando e incentivando iniciativas de busca de autonomia através da oferta de atendimento especializado. 

O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa, é realizado através de atividades como atendimento individual, grupal e também aos familiares, tratamento clínico, orientações pedagógica preventiva para a comunidade. Estas atividades são oferecidas regularmente, de acordo com a necessidade de cada pessoa e são realizados por uma equipe multiprofissionais. 

Vale ressaltar que o Governo Federal através do Ministério da Saúde vem liberando recursos para instalação e locação de espaço, além de liberar também verba mensal para manutenção da Unidade. 

. Sugiro também que Xinguara e outros municípios da nossa micro região se associem (pactuem) na implantação deste serviço vez que, este modelo é válido para municípios a partir de 70.000 habitantes. 

Temos que nos mobilizar e os outros municípios também para alcançarmos este benefício e Xinguara por ser polo e geograficamente bem localizada facilita a nossa pretensão, por isso temos pensar grande. 

Portanto, esta indicação que ora propomos, pretende minimizar as dificuldades encontradas, entre outras coisas, privilegiar a cidadania como condição essencial, na promoção de uma melhor qualidade de vida a estas pessoas e seus familiares. 

Xinguara, 19 de março de 2013
                                   
                                               Vereador LUIZ DA SAÚDE

0 comentários :

Postar um comentário