terça-feira, 28 de maio de 2013

SAMU de Xinguara será reinaugarado nesta sexta-feira


Está marcada para esta sexta-feira (31) a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Xinguara. Segundo a secretária de Saúde de Xinguara, Ana Maria, o Samu vai realizar atendimento de urgência e emergência em residências, locais de trabalho, vias públicas ou em qualquer lugar.

Ana Maria explicou todo cronograma de funcionamento do Samu. Ela disse que o socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

“De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista, médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade”, disse Ana Maria.

 O serviço do Samu funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

 



 
 
 
 

0 comentários :

Postar um comentário